Leite anterior e posterior
- Anna Tanaka

- 19 de out. de 2020
- 1 min de leitura
Já ouviu falar em leite anterior e posterior??
O leite materno tem característica diferentes em períodos diferentes da mamada e também em períodos diferentes do dia. Por isso hoje em dia orienta-se que o aleitamento materno seja realizado em livre demanda. E o que isso significa? Isso quer dizer que o bebê pode e deve sugar o seio materno sempre que mostrar sinais de fome.
Isso pode acontecer em intervalos menores ou maiores do que 3 horas??? Sim.
Se o leite materno é um alimento vivo que varia sua composição durante diferentes períodos do dia não faz sentido delimitar horários pré determinados para que seu bebê mame.
Temos estudos científicos que comprovam que bebês que mamam menos tempo com intervalos menores entre as mamadas comparados a bebês que sugam por mais tempo com intervalo maior entre as mamadas recebem no final do dia a mesma quantidade de gordura.
Não duvide da natureza, ela é sabia!
O leite materno é composto por aproximadamente 85% de água. Portanto o leite do começo da mamada é responsável pela hidratação do bebê, antigamente conhecido como "leite anterior". No final da mamada o leite materno vai adquirindo um caráter mais gorduroso, e essa fase do leite é essencial para o ganho de peso do bebê (leite posterior).
Portanto o bebê deve mamar o quanto quiser de uma mama, sem que a mãe faça a troca das mamas voluntariamente.
Há muitos aspectos envolvidos na amamentação portanto é imprescindível o acompanhamento com um pediatra de confiança!!
Espero que te ajude!!!
Dra. Anna =)





Comentários