Vacina para HPV
- Anna Tanaka

- 20 de out. de 2020
- 2 min de leitura
A vacina de HPV é realizada na rede pública em meninas a partir dos 9 anos de idade e em meninos a partir de 11 anos de idade.
Pelo fato de HPV ser uma doença sexualmente transmissível é comum que a faixa etária de realização dessa vacina seja mal interpretada como um ''estímulo'' a vida sexual precoce. Porém esse é um julgamento errôneo devido a falta de informação.
A vacina é realizada nessa fase pois na pré puberdade se tem uma maior eficácia e resposta vacinal. o que faz com que o sistema imunológico de meninos e meninas de 9 a 14 anos produza mais anticorpos do que o organismo de um adulto. Dessa forma, no Brasil, a rede pública disponibiliza gratuitamente a vacina quadrivalente para esses grupos, tendo como população-alvo:
Meninas de 9 a 14 anos (duas doses com seis meses de intervalo);
Meninos de 11 a 14 anos (duas doses com seis meses de intervalo);
Meninas e mulheres de 9 a 26 anos com HIV (três doses com intervalo de dois e seis meses).
E o que é o HPV? É um vírus com transmissão predominantemente por via sexual que causa verrugas na pele e mucosas, incluindo a região genital. O grande problema é que esse vírus é associado ao surgimento de alguns tipos de câncer, em especial o câncer de colo de útero.
Portanto realizar a vacina é primordial para a saúde do seu filho ou filha!!!
Confira abaixo os tipos de vacinas disponíveis!!
Vacina bivalente: protege contra os vírus HPV dos tipos 16 e 18, responsáveis pelo aumento do risco de câncer;
Vacina quadrivalente: protege contra os vírus HPV dos tipos 6, 11, 16 e 18. Assim, além da proteção contra o câncer, inclui a prevenção dos vírus que causam 90% verrugas no ânus e nos genitais;
Vacina nonavalente: além de proteger contra os tipos 6, 11, 16 e 18, inclui a proteção contra as variedades 31, 33, 45, 52 e 58 do HPV, que estão associadas ao câncer de ânus, útero, vagina e vulva.
Espero ter ajudado!!
Dra. Anna =)





Comentários