Introdução da alimentação complementar
- Anna Tanaka

- 19 de out. de 2020
- 2 min de leitura
A introdução da alimentação complementar deve ocorrer quando o bebê completa 6 meses de vida ( Isso para os bebês saudáveis e nascidos no tempo certo).
É preciso que o bebê adquira algumas habilidades e amadureça antes de iniciar a oferta de alimentos semi-sólidos.
Vamos entender mais?
Ao redor dos seis meses de idade o bebê adquire maturação neurológica e controle muscular dos músculos do tronco que permitem que o bebê sente sem apoio, isso é essencial para evitar engasgos.
Alguns reflexos (atitudes involuntárias) do bebê também desaparecem por volta dessa idade, permitindo assim que o bebê aceita alimentos.
Quais são esses reflexos?
Reflexo de profusão da língua. Esse reflexo faz com que o bebê empurre a língua para fora quando algo toca sua língua. Portanto se o alimento é oferecido cedo demais os cuidadores entendem esse sinal geralmente como recusa alimentar, rejeição. Pelo contrário, isso não significa repulsa, apenas que o bebê ainda não chegou na fase adequada para receber alimentos.
GAG. Vem de um termo em inglês e é o reflexo de náusea quando algo toca o fundo da nossa garganta. Esse reflexo vai se atenuando por volta dos 6 meses de idade, mas persiste a nossa vida inteira, pois é um sistema de proteção da nossa vida aérea. Portanto ele ainda estará presente e se seu bebê faz esse reflexo isso também não significa repulsa pelo alimento.
O sistema gastrointestinal antes dos seis meses de idade ainda não está pronto para receber os alimentos e fazer a correta absorção dos nutrientes. Essa imaturidade do sistema digestivo também favorece o surgimento de alergias alimentares. Consideramos os período de 6 a 9 meses o momento mais oportuno para que o bebê receba novos alimentos e experimente a maior variedade de alimentos possível.
Portanto a mensagem é: CALMA! Seu bebê vai ter a vida inteira para comer e ter calma e paciência contribui para uma introdução alimentar tranquila e que otimize a saúde do seu bebê.
Espero ter ajudado!!!
Dra. Anna =)





Comentários